Adenovirose
A adenovirose é causada pelo adenovírus. Existem dois tipos principais de Adenovírus canino, que são: O tipo 1 e o tipo 2.
Tipo 1 é o principal causador da doença Hepatite Infecciosa Canina (HIC).
Tipo 2 é o causador principal da doença chamada “Tosse dos Canis”, também popularmente chamada de Gripe Canina.
Sintomas da Hepatite Infecciosa Canina (HIC)
Os principais sinais clínicos são diarreia com ou sem presença de sangue, febre intensa, dor abdominal, icterícias (mucosas amareladas), fígado aumentado de tamanho, depressão, perda de peso e em casos mais severos pode ocorrer a prostração e morte do animal.
Sintomas da gripe canina
Os principais sinais clínicos são a tosse intensa (sendo a mais percebida pelos tutores), tenta- tivas de vômitos, depressão, resistência ao esforço físico, respiração forçada, apatia.
Transmissão
O vírus se espalha através de secreções como material fecal contaminado, urina e saliva. São transmitidos através de interações entre cães. Assim outro cão pode contrai-la facilmente ao cheirar, comer ou respirar algo desse tipo. Cães mais novos corre o maior risco e são mais fáceis infectados, pois possuem o sistema imunológico mais baixo. Já os cães mais velhos os sintomas podem passar despercebidos.
Tratamento
O tratamento deve ser feito por terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário. Não se deve medicar o animal sem acompanhamento médico, pois o mesmo pode vir a óbito.
Profilaxia
A parvovirose é uma doença que tem prevenção, podendo livrar o cão de um sofrimento desnecessário com a simples vacina múltipla, que além de prevenir o os dois tipos de parvovírus ainda previne até outras dez doenças causadas por vírus.
Consulte seu médico veterinário.