top of page

Reprodução Canina

        Para dar o início a reprodução canina, a fêmea obviamente deve estar no Cio. Mas o que é o cio? O cio é o período em que a cadela está mais propensa e suscetível a ficar prenhe, por conta das alterações morfológicas e hormonais. O cio é dividido em quatro fases: anestro; proestro; estro e metaestro, também conhecido como diestro.

anestro.jpg

        Também é necessário levar em consideração, as cadelas virgens que muitas das vezes negam o ato sexual por conta da inexperiência, mesmo que elas tenham à vontade. Nesses casos, o ato da reprodução deve ser acompanhado e auxiliado por um profissional da área.

        Algumas fêmeas podem não emprenhar, e isso é completamente normal. Isto ocorre por condições genéticas, hormonais ou até mesmo por conta de tumores e infecções nos aparelhos reprodutivos.

Por outro lado, o tipo de reprodução dos cães, faz com que os machos estejam férteis o tempo inteiro, sendo que ele só necessita do estimulo da cadela durante o cio.

        Os cachorros são consideravelmente prolíficos, e normalmente os machos mantem sua vitalidade sexual durante toda a vida, porém, as fêmeas entram no cio até mais ou menos seus 10-12 anos de idade.

        Deixando claro que se o seu cãozinho está com problemas de reprodução, é necessário ser investigado.

Como é a reprodução dos cães?

        Quando os dois indivíduos estiverem juntos, com a fêmea prenhe o macho ira fareja-la. Ela levantara seu rabo no intuito de deixar sua vulva mais visível. Com isso, o cão irá subir sobre ela, e neste momento ele irá introduzir seu pênis na genitália da cadela produzindo um acoplamento perfeito graças ao bulbo da glande, que aumenta de tamanho e permanece dentro da vagina.

        O macho ejaculará os espermatozoides, mas não se afastará, uma vez que os animais ficarão enganchados por cerca de 30 a 40 minutos, o que parece garantir a transferência do sêmen e que não seja perdido. Este é um processo fisiológico e você NUNCA deve separá-los.

Castração

        O procedimento cirúrgico da castração, trará diversos benefícios para a saúde e bem estar do seu cachorrinho. A castração nos machos previne a incidência de câncer na próstata e minimiza a demarcação de território. Já nas fêmeas diminui a chance de câncer de mama e nos ovários.

        Outro benefício é o controle populacional dos cães, evitando possíveis abandonos e consequentemente diminuindo a quantidade dos cãezinhos de rua.

Curiosidades

  • Na reprodução canina, os machos são férteis o tempo todo a partir dos 6 meses;

  • As fêmeas só aceitam o macho quando estão no cio;

  • O cio ocorre duas vezes ao ano, separados em um período de 5 a 6 meses;

  • As raças de grande porte parem em média 7 filhotes;

  • Na reprodução canina, os machos são férteis o tempo todo a partir dos 6 meses;

  • As fêmeas só aceitam o macho quando estão no cio;

  • O cio ocorre duas vezes ao ano, separados em um período de 5 a 6 meses;

  • As raças de grande porte parem em média 7 filhotes.

11.png
01.jpg
bottom of page