Tratamento
Apesar de ser uma doença autolimitante, é aconselhável que se inicie tratamento da dermatofitose canina o quanto antes, pois é altamente contagiosa entre humanos e animais. Tratamento local: por vezes é necessário tosa para eliminar o excesso de pelo e higienizar a pele, fazendo um tratamento local com xampus e produtos antifúngicos tópicos (miconazol, cetoconazol ou fluconazol).
Tratamento sistêmico
É feito por medicamentos, sempre prescrito pelos médico veterinário, que são:
- Itraconazol (doses recomendada de 10mg/kg a cada 24h)
- Griseofulvina (doses entre 25-50 mg/kg a cada 12 ou 24h).
- Terbinafina (com doses de 30 - 40 mg/kg a cada 24h).
Porém o uso prolongado pode causar diversos efeitos colaterais e secundários destes medicamentos. Por isso é recomendado que durante todo o tratamento seja feito acompanhamento clínico e laboratorial, sempre com uma avaliação da função hepática.
Tratamento Tópico
Pode ser feito a partir de shampoos com os princípios ativos de:
- Enilconazol
- Cetoconazol
- Clorexidine
- Miconazol
- Clorexidine + Miconazol (ambos 2%)
A formulação de shampoos contendo Miconazol sozinho ou associado ao Clorexidine mostrou-se mais eficiente no tratamento que os demais. Porém pode ter ineficaz das formulações contendo somente o clorexidine em concentrações de 2% ou inferior mostram falhas em diversos estudos. Nesses mesmos estudos, clorexidine usado como terapia tópica solo, obteve resultados semelhantes a animais de controle que utilizaram placebo, considerando-o ineficaz.
Descontaminação do meio ambiente
-
Para evitar contágio a outros animais e seres humanos e ao animal em tratamento. As camas e roupas do pet devem ser lavadas com água a uma temperatura no mínimo a 43ºC.
-
Isolamento do animal, evitar contato com outros cachorros ou gatos, principalmente os imunodeprimidos.
-
Trate sempre o animal com luvas e lave bem as mãos após contato para evitar o contágio.
-
Só se considera que o animal está curado após 3 testes de cultura fúngica negativos.
É importante que o tutor saiba que o tratamento tópico e/ou sistêmico é muito demorado, 40 a 70 dias. Além disso, não existem resultados imediatos, mas não desanime, se você seguir todas as instruções do médico veterinário, vai conseguir curar o seu pet.