top of page

Cinomose

             A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus Canine Distemper Virus. Acomete o sistema gastrointestinal, nervoso e respiratório, sendo os cães os principais reservatórios da infecção. O vírus é extremamente sensível ao calor e ao ressecamento, sendo destruído por temperaturas de 50 a 60 °C em 30 minutos, o que o torna um parasita intracelular obrigatório, para sobrevivência. Por ser um vírus envelopado é suscetível ao éter, clorofórmio e desinfetantes à base de amônia quaternária.

Transmissão

              A transmissão da doença ocorre por contato direto com as secreções do animal infectado para um animal saudável. Apresenta maior prevalência em cães filhotes de três a seis meses que ainda não possuem vacinação.

Resposta imune

            Após 24hrs do contágio o vírus se replica nos macrófagos e linfócitos alcançando as tonsilas, linfonodos regionais e brônquicos. Após oito dias o vírus atinge o Sistema Nervoso Central (SNC), por via hematógena. Em cães com más condições imunes, o vírus se dissemina para outros tecidos, incluindo pele, glândulas, epitélio do TGI, respiratório, geniturinário e via neural.

Sintomas

             A cinomose contém alguns sintomas iniciais, porém não param por aí. É uma doença que traz inúmeras complicações e consequências com o passar do tempo e com a evolução do vírus. Alguns desses sintomas são:

sintoma perda de apetite.jpg

Perda de apetite

unnamed.jpg

Secreção ocular e nasal

cachorro-doente-gripe-asma.jpg

Febre

36747081-2110730252500684-54871369590820

Dificuldade de respirar

106392-cachorro2_jpg.jpeg

Falta de coordenação, fraqueza, perda de equilíbrio, contrações musculares involuntárias .

sintoma apatia.jpg

Apatia

convulsão-em-cachorro.jpg

Convulsões

giro-marilia-cinomose-e-parvovirose-amea

Dificuldade motoras

cinomose.png

Vômito e diarreia

tosse e espirros.png

Tosses e espirros

Tratamento

                 Não há uma medicação específica para a cura da enfermidade, apenas tratamento de suporte. Devem ser utilizados antibióticos, vitaminas, imunoestimulantes, antieméticos, nebulização, mucolíticos, anticonvulsivantes e colírios com a intenção de controlar os sintomas da doença. Porém em estágios mais avançados pode ser que os medicamentos sejam o suficiente, levando como melhor meio para acabar com o sofrimento a eutanásia.

Profilaxia

           Mesmo não tendo cura, a cinomose é uma doença que tem prevenção. Essa profilaxia é a aplicação da vacina múltipla nos cães, que além de prevenir o Canine Distemper Virus, previne até outras dez doenças causadas por vírus.

Consulte seu médico veterinário.

01.jpg
bottom of page