Parvovirose
A parvovirose é causada pelo parvovirus canino tipo 2, os cães jovens entre 6 semanas e 6 meses, são os mais dispostos a contrair a infecção, embora possa acometer cães de qualquer idade, gênero e raça. Algumas raças podem desenvolver a doença de forma mais grave como Doberman Pinscher, Pastor-alemão, Pit Bull, Rotweiller e Labrador Retriever.
O vírus é composto de um DNA fita simples, não envelopado, esférico e com capsídeo icosaédrico, é resistente no ambiente, e é estável em pH entre 3,0 e 9,0 e pode sobreviver nas fezes por um ano.
Resposta imune
A replicação do vírus após contato com o hospedeiro ocorre nos tecidos linfoides da orofaringe, linfonodos mesentéricos e timo. Logo em seguida o vírus se espalha para os demais tecidos afetados como medula óssea, baço, epitélio intestinal nas porções delgadas (duodeno, jejuno e íleo), podendo também comprometer tanto os pulmões quanto o miocárdio. A excreção do vírus nas fezes inicia-se entre o 3º e 4º dia após a infecção, anteriormente ao aparecimento dos sinais clínicos, diminuindo 1 a 2 dias após o aparecimento de anticorpos neutralizantes.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são:
-
Vômito;
-
Letargia;
-
Anorexia;
-
Perda de peso repentina;
-
Diarreia (com sangue nas fezes);
-
Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva);
-
Febre (em alguns casos).
-
A parvovirose ele se manifesta por duas formas, a mais comum é a gastrointestinal grave, causado por um vírus extremamente contagioso e que pode ser fatal quando não recebe o tratamento adequado. A segunda forma remete o coração ao provocar uma miocardite aguda, que pode ocasionar a morte súbita do filhote.
Cães adultos quase não apresentam sintomas da doença.
Tratamento
O tratamento da doença é feito a fluido terapia para restaurar o equilíbrio hidroelétrico e cobertura antimicrobiana, principalmente contra bactérias Gram negativas e anaeróbicas. Além disso, o cão precisará tomar antibióticos e alguns remédios para evitar o vômito e não agravar o quadro.
Profilaxia
A parvovirose é uma doença que tem prevenção, podendo livrar o cão de um sofrimento desnecessário com a simples vacina múltipla, que além de prevenir o Parvorius, previne até outras dez doenças causadas por vírus.
Consulte seu médico veterinário.