top of page

Giárdia lamblia

           A Giárdia lamblia é o protozoário flagelado causador da giardíase. Essa doença possui distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados. A Giárdia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos. O cisto constitui a forma infectante. Os cistos ou trofozoítos são ingeridos através da água ou de alimentos contaminados, e a ação das enzimas digestivas provoca o desencistamento, dando origem aos trofozoítos, que podem ficar livres na luz intestinal ou se fixarem na parede duodenal pelo disco suctorial. Se o protozoário aderir à mucosa intestinal, a absorção de nutrientes fica comprometida, principalmente de gorduras e de vitaminas lipossolúveis.
 

           O parasito se multiplica por divisão binária no intestino delgado, sendo que a gravidade da doença é proporcional ao número de parasitos. Os trofozoítos vivem no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, e a atividade dos flagelos lhes confere rápido e irregular deslocamento. Quando vai ocorrer o encistamento, o trofozoíto reduz o seu metabolismo e o seu tamanho, fica globoso, perde o disco suctorial e os flagelos e secreta uma parede cística ao seu redor. Dentro do cisto o núcleo se duplica, por isso quando o homem ingere um cisto, infecta-se com dois trofozoítos.

8JyI8sR.jpg
Captura de tela 2020-12-13 184440.png
Captura de tela 2020-12-13 184700.png

Morfologia

        A giárdia é um protozoário flagelado, apresenta núcleo delimitado pela carioteca, citoesqueleto complexo e composto por micro túbulos e a presença de vacúolos lisossômicos. Estão ausentes mitocôndria, peroxissomos e complexo de Golgi. Apresenta duas formas evolutivas:
 

        Trofozoíto: encontrado no intestino delgado, é a forma responsável pelas manifestações de sinais e sintomas da infecção.

         Cisto: responsável pela transmissão do parasito, é oval. Apresenta uma parede externa glicoproteica denominada parede cística, que torna os cistos resistentes a variações de temperatura e umidade, ação de desinfetantes. Internamente, há 2 ou 4 núcleos.

giardia.png
01.jpg
bottom of page