Profilaxia
O melhor modo para prevenir a dermatofitose é não permitir que o animal entre em contato com um animal do qual não se sabe a procedência.
A higienização de ambientes é o primeiro passo para evitar infecções oportunistas como a dermatofitose. Manter o local onde os animais ficam sempre bem limpo e seco é fundamental.
A umidade é um dos fatores predisponentes mais importantes para desencadear estas doenças. Deve-se evitar aglomeração de animais e isolamento dos pacientes positivos para essas doenças até que o tratamento completo seja realizado.
Profilaxia e tratamento por meio de vacinação.
O uso da vacina com Microsporum canis inativado Biocan M é uma boa alternativa terapêutica, embora os estudos sejam escassos quanto a cura micológica e profilaxia contra infecções futuras, a maioria dos autores concordam que a vacina pode ser uma boa alternativa, especialmente quando o animal não tolera o tratamento via oral.
O protocolo de tratamento com a vacina inativada com Microsporum canis (Biocan M) deve ser seguido rigorosamente nos intervalos pré-estabelecidos pelo fabricante. O protocolo de tratamento consiste em 3 aplicações da vacina conforme a tabela:
