
ALIMENTAÇÃO
A alimentação de um bichinho de estimação é extremamente importante para manter a saúde e bem-estar dos mesmos. Cada fase dos cães possui uma necessidade nutricional específica e é importante os tutores fazerem de tudo para atendê-las.
É necessário ficar muito atento nesse quesito, principalmente quando se trata de dar alimentos que podem ser consumimos naturalmente pelos humanos, alguns deles podem ser tóxicos.

RAÇÕES
Hoje no mercado existem vários tipos de rações específicas para seu animal, seja ele filhote, adulto, idoso, se é de grande, médio ou pequeno porte até se tem algum problema de saúde e também para raças específicas caso o tutor possa investir um pouco mais. Rações para animais com problema de saúde possuem nutrientes específicos que o organismo do animal precisa para aquele momento. Por isso, é de extrema importância pedir orientações para seu médico veterinário para cuidar bem do seu cão.
As rações entram como a forma mais prática e segura de alimentar o cão. Esses alimentos são fabricados com todos os nutrientes necessário para o organismo do animal se manter forte e saudável.
Fora isso, no momento em que o cão mastiga a ração o atrito que ocorre com o grão e os dentes do animal acabam limpando um pouco os dentes, o que ajuda a prevenir problemas como o tártaro.
A qualidade da ração também entra como fator muito importante na hora de investir em um alimento de qualidade para o seu cão. Rações com muito teor de corantes, sódio e gordura animal são muito inferiores à uma ração que contem proteínas, vitaminas e carboidratos necessários.
A alimentação natural é uma ótima opção para os cãezinhos. Para isso, é necessário ir até um médico veterinário nutricionista para essa mudança.
As frutas devem ser lavadas e os caroços e sementes retirados.
Os principais alimentos usados são as proteínas, como peixe, frango, boi e ovos.
Eles também podem comer fibras e carboidratos, como arroz integral, chuchu, brócolis e batata doce. E gorduras como banha suína e óleo de peixe de coco.
A carne deve ser sempre cozida para eliminar as bactérias, e sem temperos, pois podem ser tóxicos.
Os legumes e vegetais são ótimos, pois oferecem nutrientes e ajudam a manter os dentes limpos. Alguns precisam ser cozidos para eliminar as substâncias tóxicas, como a batata.
aLIMENTAÇÃO

NATURAL


ALIMENTOS
PROÍBIDOS
É necessário ficar muito atento nesse quesito, principalmente quando se trata de dar alimentos que podem ser consumimos naturalmente pelos humanos, alguns deles podem ser tóxicos.
Alguns alimentos são proibidos para os cãezinhos.
O principal é o osso. Embora eles adorem o osso, devemos evitar, pois eles podem engolir um pedaço e ferir o intestino.
O chocolate também é proibido, pois o cacau contém cafeína e teobromina, que pode causar alergias, convulsões, danos no sistema nervoso e pode levar a morte.
Não podemos dar alimentos com temperos, pois podem ser tóxicos.
As frutas que são proibidas são: abacate, uva, carambola e frutas cítricas, pois podem ferir o estômago. Devemos ter cuidado com a semente da maçã, pois elas podem causar envenenamento.
O alho é tóxico, pois quanto mais forte, mais destrói os glóbulos vermelhos.
As massas contém leveduras, que pode expandir o estômago e causar indisposição.
Romã deve ser evitada, pois é um fruto cheio de sementes que são difíceis de serem digeridas, podendo causar vômitos.
O sal pode causar cegueira e acidente vascular cerebral.