Vacinação Canina
Manter a saúde dos nossos animais e mantê-los protegidos é essencial. Por isso seguir a tabela de vacinação e deixá-los imunizados é algo que deve ser feito pelos tutores.
A primeira imunização acontece quando o filhote nasce, e recebe o leite materno (colostro) cheia de anticorpos. E é essa primeira imunização que vai resguardar a saúde dele durante os primeiros dias de vida. Mas com o passar do tempo, os anticorpos vão desaparecendo e a melhor maneira de manter a proteção é com a vacinação.

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas essa programação pode variar. Cabe apenas ao médico veterinário recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser imunizado.
A vacina múltipla e a da raiva devem ter reforço anual durante toda a vida do cãozinho. Inclusive, empresas de aviação e de ônibus só aceitam transportar animais que estão em dia com a carteirinha de vacinação.
As vacinas de cachorro
